sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Canoas na linha do trem do crescimento capitalista


Após passar pela divisão de terras das sesmarias em fazendas, sítios, chácaras, que serviam para muitos porto-alegrenses passarem as férias e os finais de semana, as linhas do primeiro trem de Maria Fumaça atravessam nossa cidade até São Leopoldo. Onde o trem parava, próximo à canoas aportadas usadas para o transporte local pelo banhados da Bacia do Rio dos Sinos, era a primeira estação desde a saída da capital da província de Rio Grande. Ali, o meio urbano do centro da futura cidade começa a crescer.


Após tornar-se um município independente passa a receber investimentos estratégicos para a Região Metropolitana, principalmente nas áreas de transporte (férreo, terrestre e aéreo) e combustíveis. Aumenta a divisão geográfica entre os que moram de um lado e do outro dos trilhos e passagens por onde são movidas as maiores riquezas do Rio Grande do Sul.


Indústrias instalam-se no município trazendo populações do interior. Canoas acompanha intensamente a mudança do Brasil de um país rural para um país urbano. O cercamento dos campos e a mecanização da agricultura leva populações inteiras a migrarem para as cidades próximas de grandes centros urbanos onde arrumar trabalho ou emprego seja menos difícil. Bairros operários e vilas de periferia vão sendo formadas. Riquezas passam por Canoas mas não ficam para o povo canoense. A vila pode inundar ou a água pode faltar, mas os trens, as rodovias e a pista aérea não podem estar interditados.


A “faixinha da base” era mais importante ser asfaltada do que as ruas onde nós moramos, assim como as ruas que davam acesso a muitas das principais indústrias. Asfalto para a BR-116 nunca faltou! Nem a construção de viadutos para o transporte rodoviário estadual e nacional.


Os canoenses e as canoenses que se ajeitem, se virem, para poder ir de um bairro ao outro de sua própria cidade tendo que passar por cima ou por baixo de viadutos sujos, cheios de fumaça e perigosos; fazendo contornos, dando retornos, subindo e descendo em passarelas distantes. Atravessar Canoas de bicicleta, hoje em dia, é mais fácil (apesar de ser perigoso!) do que de ônibus, pois tais linhas do transporte público nunca priorizaram a vida dos habitantes canoenses e sim o transporte das mercadorias pelo meio da cidade que dão lucro aos capitalistas e ás capitalistas desta cidade ou à burguesia estadual que se utiliza de nosso local de moradia para trafegar seus produtos prejudicando as condições de vida da população local.

Um comentário:

Unknown disse...

BRONQUINHA:COMO FAÇO PARA FILIAR-ME AO PSOL CANOAS? FUI CANDIDATO A VEREADOR PELO PDT E PEDI A MINHA DESFILIAÇÃO.MEUS CONTATOS SÃO; RUA XV DE JANEIRO 142 AP 202 CENTRO 30325099 91027434 OBRIGADO.